sábado, 24 de junho de 2017

Resenha: Depois de Auschwitz






Titulo: Depois de Auschwitz
Escritora: Eva Schloss
Editora: Universo dos Livros

Sinopse: Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado. A notícia veio alguns meses depois: tragicamente, os dois foram mortos.

Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo – e ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido.


 Bom como começar? Tenho medo de falar algo e acabar revelando mais do que deveria. Sei que muitos já devem conhecer a história de Hitler e o Holocausto, mas conhecer através de alguém que conseguiu sobreviver após todo aquele terror, meio dificil.

Então, eu já tinha uma certa curiosidade sobre o tema, fiquei ainda mais curiosa após ler "Kinshi na Karada" de Josiane Veiga que teve uma coragem e tanto para escrever sobre o tema, porém no caso dela foi citado sobre os ataques no Japão já que foi neste país que rolou toda a história do livro.

Mas voltando, aqui Eva - ou Evi, como sua mãe a chama carinhosamente - conta como foi sua vida desde a infância ao lado de seus pais e irmão. A garota forte e decidida que sempre fora, que brincava de bolinhas de gude em vez de bonecas. Que apesar de criança, sabia o preconceito se sofria por ser Judia.

Claro que isso nunca a intimidou, pois nunca bateu de frente com um nazista. Porém tudo isso foi mudando depois que entrou na adolescência, que, como muitos judeus, teve que se refugiar em casas de amigos, ou até de pessoas estranhas em outras cidades.

Fora obrigada a abandonar seu lado livre para sobreviver a guerra, teve que ficar longe de vários parentes, racionar a comida, não poder nem olhar pela janela de seu esconderijo para não ser pega.

Infelizmente, no fim ela, seus pais e irmão foram pegos e levados a Auschwitz. No livro ela conta como eles foram encontrados pelos nazistas e tudo o que aconteceu durante o caminho.

Conforme ela relata tudo o que passou durante os anos que viveu naquele lugar, você sente seu estômago se revirar perante a crueldade humana. E como na própria sinopse falou, depois de tudo isso, só ela e sua mãe é quem saíram vivas de lá. Seu pai e irmão infelizmente não resistiram.

Tem algo no livro que muitos ficam confusos. É sobre Eva falar que é irmã de Anne Frank do livro "Diário de Anne Frank", mas na verdade não é. Bem, ela diz isso pelo simples fato de ser enteada de Otto Frank, que também não vou contar direito, pois sairá mais spólier do que já saiu rsrs... E outra, ficará mais fácil de entender também quando ler o livro.

Não posso esquecer que ela e sua mãe tiveram um "trunfo" para sobreviverem a tudo o que passaram e ela explica que até tentaram usar esse trunfo para ajudar seu pai e irmão, mas que seria algo difícil, já que mulheres eram separadas dos homens, como de crianças e idosos.

Eva conta também como fora sua vida depois que conseguiu sair daquele pesadelo. Conta como conheceu seu marido, o que teve que fazer para ter suas filhas (por causa das coisas que passou por lá, por pouco não pode engravidar), como teve a ideia de escrever seu primeiro livro até chegar neste.

Ela não se esqueceu de falar sobre como fora o julgamento dos nazistas e das pessoas que colaboraram com eles e só saber que algumas conseguiram se safar da execução, da vontade de desistir do mundo de vez.

Então, tem que ler o livro para conseguir ter as mesmas emoções que tive. Você vai rir das travessuras de Evi, irá se apaixonar pelo irmão dela, terá seus momentos de raiva, cmo irá tentar segurar as lágrimas com algumas partes da história, principalmente quando vai chegando perto do final.

Olá posso, demorei muito não é? Os planos que tinha para o blog tive que deixar de lado por culpa da vida real (pra que ela tem que existir, hein? xP), mas aqui está mais uma resenha e espero que tenham gostado. Sei que está meio vago, mas quis evitar dar muito spolier, coisa que sempre faço srsrs...

Só sei que, depois de ler esse livro, estou curiosa com os outros que ela citou perto do final (tanto o livro de Anne Frank, quanto os que ela escreveu), e agora os quero e muito *-*

Bom, vou ficando por aqui...

Bjokas geladas,
ja ne~

Nenhum comentário:

Postar um comentário