domingo, 2 de outubro de 2016

Resenha - Macunaíma

Livro: Macunaíma
Autor: Mário de Andrade
Editora: Circulo do Livro

Sinopse: O herói sem nenhum caráter

Bom, pra começar, o livro lá foi meio "difícil" de se ler, pois nem sinopse ele tinha, então você não sabe o que te aguarda, mas criei coragem e fui ler. Querem saber? Não me arrependi, ele é um livro muito engraçado, apesar dar palavras SUPER complicadas. É sem brincadeira, tinha cada uma que era um verdadeiro trava língua, um verdadeiro teste mental.
Então, apesar de ter só 226 paginas, eu demorei quase 2 meses para terminar de ler só por causa das tais palavras rsrsrs... Mas voltando, Macunaíma é conhecido por todos como "o herói" e toda a história é centrada nele. Esse cara desde criança, aprontada todas com todos, era o terror da tribo dele e pelo que entendi, a história era de feiticeiros, pois toda vez que Macunaíma ia pro meio do mato com a cunhada, ele encostava em uma folha e virava adulto, assim ia "brincar" com a cunhada.

Sim, entendeu bem, esse brincar, era transar com a moça. Pior foi quando Jiguê - um de seus manos e marido dessa cunhã - descobriu o que eles faziam, deu uma sova bem dada no irmão e devolveu a mulher pra família, assim escolheu outra esposa.

Claro, que isso não impediu Macunaíma de ir "brincar" com ela também. Ele também tinha outro irmão mais velho que era feiticeiro, de nome Maanape. Esse era o mais velho dos 3.

Quando ainda criança, ele foi a uma caçada, para mostrar pros manos que também podia pegar caças grandes, só que com isso, sem querer ele matou a própria mãe (isso, vão descobrir o porque só lendo). Macunaíma e o manos então saíram da tribo deles e começaram a viajar, claro, ele aprontando todas que podia.

Ai é, quase esqueço, quando ele foi para essa tal caçada para mostrar que também podia, ele tinha se encontrado com curupira, aprontou com ele, saiu fugido e encontrou com um pássaro (não lembro o nome agora) que depois de uma conversa, esse pássaro cuspiu um liquido estranho nele, que o fez virar um adulto.

O mais legal, é que algumas lendas, foram mudadas as histórias e outras foram criadas. Como as formigas que um dia foram gente, os carrapatos também, etc...

E quando eles "morrem" ou decidem que não querem mais ficar na Terra, eles usam os fios da teia da aranha para laçar a lua e subirem para o céu e virarem estrelas.

Juro, que se lerem, irão amar. Macunaíma irá faze-los rir das travessuras dele rsrsrs...

Bom gente, espero que tenham gostado dessa resenha... Acho que foi a mais podre que fiz hahaha... Mas é que as palavras além de enrolar nossas línguas, enrolam suas mentes também, mas é bom demais, eu recomendo =)

E a editora "circulo do livro" não existe mais. Senão me engano, foi a falência, mas é só procurar no titio Wikipédia que ele dirá melhor que eu hehehe...

Vou ficando por aqui,

Bjokas geladas e até a próxima o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário