domingo, 18 de setembro de 2016

Resenha - Marley & Eu

Antes de tudo, já vou avisando a todos, essa é minha primeira resenha, então não vão achando que vão encontrar algo de qualidade rsrs... E essa primeira resenha vai dedicada a Sue-chan que me encorajou a fazer uma =)

Então vamos lá?



Livro: Marley & Eu
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro

Sinopse: John Grogan tocou nossos corações com o best-seller Marley & Eu, a história de uma família em formação e o cão maravilhosamente neurótico que lhes ensinou o que realmente importa na vida.



O livro foi inspirado por um texto de Grogan publicado no Philadelphia Inquirer. Era um adeus ao labrador retriever enorme e desajeitado chamado Marley, que acompanhou Grogan e sua família por 13 anos. A resposta a esse texto de despedida foi tão intensa e apaixonada que o autor percebeu quanto de universal havia na história daquele cachorro desastrado e amoroso.
Marley faz parte da jordana de vida dessa família de uma maneira especial. Com muitos colchões mastigados, poltronas mordidas, mesas quebradas; mas também com muito carinho, devoção e alegria. Marley estava longe da imagem que geralmente se faz de um bom cão, mas era justamente isso o que ele tinha de extraordinário.

Para alguém que não conhece esse livro, é capaz de só ler isso e pensar que vai rolar muitas e muitas travessuras de Marley e nada mais. Foi isso o que eu pensei quando vi o livro pela primeira vez e no começo não dava muita atenção, pois achava que era só mais um cachorro atrapalhado curtindo a vida. Com o passar do tempo vim descobrir que não era só isso e fiquei com vontade de ler.

E quando comecei a ler não me arrependi. O porque? Porque aqui o livro não gira em torno do cachorro, apesar dele sempre ler sua palinha nas cenas. Aqui começa contando um pouco da infância de John Grogan com seu primeiro labrador Shaun e a "técnica" que seu pai lhe ensinou para descobrir se o cachorro é corajoso o suficiente para tomar conta de uma casa.

Técnica que foi usada quando foram (ele e a mulher Jenny) comprar Marley para poderem treinar para quando quisessem ter um filho, só não contavam que Marley iria dar mais trabalho que um recém-nascido. Para encolherem o nome dele, foi o grande dilema, entre muitas discussões, aparece uma "luz" no fim no túnel (luz essa que não vou contar qual foi) e finalmente concordaram em dar o nome de Marley ao filhote.

Com isso o tempo foi passando, Marley crescendo e ficando mais estabanado e bobão, achavam que nunca iriam conseguir por o cachorro na linha, ideia que cresceu mais ainda depois de serem expulsos de uma escola de adestramento... Sim, Marley conseguiu essa proeza, mas após um acidente com uma vizinha eles descobrem que Marley podia ser o que fosse, mas em caso de precisão iria defende-los a todo o custo.

O que mais acharam interessante também, foi que o medo que tinham de Marley querer atacar o primeiro filho deles por ciúmes, o cachorro se mostrou um verdadeiro babá para a criança e isso foi com os 3 filhos que tiveram, chagando até deixar parentes, vizinhos e amigos pasmos e aflitos ao mesmo tempo. Esse cachorro conseguiu cativar todo mundo, por onde passava fazia a alegria de todos, até seus veterinários o amavam. O bobo da corte que animava o canil, festas de aniversários (apesar de ser um exímio ladrão de comidas), um grande bobão que conseguiu fazer amizade até com um pitt bull.

Infelizmente esse belo cão iria envelhecer um dia e aconteceu. Surdo, quase cego, suas patas traseiras fracas demais para aguentar seu peso por muito tempo, pelos caindo. Mas quem disse que ele se por vencido? Mesmo com seus 13 anos (mais de 90 anos na idade canina) ele não perdia sua alegria, corria sempre que conseguia, mesmo se cansando minutos depois.

Ele só se foi, por causa de um grave problema, deixando sua querida família triste com sua partida sem uma despedida descente, mas estavam igualmente alegres, pois puderam conviver com esse garotão, por longos 13 anos, puderam rir, se divertirem, ficarem bravos e chorarem junto desse grande companheiro.

Mas de uma coisa eu tenho certeza, esse lindo labrador conseguiu mostrar não só para seus donos, mas como para todos que leram seu livro, que existem coisas mais importantes do que riqueza. Existe o valor da amizade, da lealdade, companheirismo e da fidelidade. Ele nos mostrou que se você der um pedaço que seja de seu coração, ele e todos os aminais, iram dar o coração deles inteirinhos para você e de certa forma ele queria dizer "faça isso com seus semelhantes, tenho certeza que se fizerem isso, o mundo de que tanto reclamam, irá melhorar".

Espero que tenham gostado dessa resenha e garanto a todos vocês que não leram o livro, quando lerem iram fazer que nem eu no final... Iram chorar. Sim, eu que sempre evito chorar, que sempre controlo minhas lagrimas para tudo, chorei!

Espero ter agradado e até a próxima postagem...

Bjokas geladas e quem não leu, leia, iram amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário